O concurso “Design to Sale” quer capitalizar a capacidade produtiva, competências e know-how das indústrias do mobiliário e têxteis de Paços de Ferreira, fomentando a criatividade e a inovação nas empresas, através de sinergias com designers e arquitectos.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira, com o apoio da Fundação AIP, no âmbito da estratégia da Capital Europeia de Mobiliário, é apresentada esta tarde, em Lisboa.
“É um projecto que envolve várias universidades, como o IADE e a ESAD, e que visa trazer designers num determinado momento ao concelho. Mas mais do que desenhar, nós queremos que eles vendam os produtos que desenharem. Nesse sentido, estamos a preparar um edifício no Parque Urbano de Paços de Ferreira para acolher esses designers”, referiu o presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, aquando da apresentação da Moveltex.
Câmara concede vários apoios
O tecido empresarial de Paços de Ferreira conta com mais de cinco mil empresas ligadas ao mobiliário com uma facturação anual de mil milhões de euros. Por outro lado, destaca-se ainda a indústria do vestuário, com 168 empresas, representando 21% do emprego no concelho.
Neste sentido, dentro das propostas definidas no âmbito da estratégia de promoção da Capital Europeia do Mobiliário, surge o concurso “Design to Sale”, destinado a designers, arquitectos e instituições de ensino portugueses. O objectivo é fomentar a aproximação entre a indústria e a capacidade criativa e potenciar a criação de riqueza a nível local e nacional; potenciar a inovação e a diferenciação dos produtos de mobiliário e vestuário através do design; apoiar o empreendedorismo e ajudar a gerar emprego na área do design; e tornar as empresas mais inovadoras, entre outros.
Entre os apoios a conceder pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira estão a produção da colecção pelas indústrias do concelho; a cedência de instalações gratuitas, com secretária, cadeiras, internet, energia, impressão e apoio de recepção; alojamento na cidade até 30 noites; apoio à promoção da marca/colecção em eventos internacionais e nacionais; e apoio técnico na realização dos contratos e definição das condições comerciais entre a empresa produtora e o designer.
Vencedores vão expor no Lisboa Design Show
As candidaturas, que devem levar em conta que a maioria dos produtos destas indústrias – cerca de 80% – são para exportação, serão avaliadas por um júri composto por vários profissionais de renome ligados ao design. A inovação, originalidade e sustentabilidade dos projectos, assim como a capacidade de empreendedorismo, serão os critérios mais valorizados. A recepção de candidaturas decorre até 22 de Abril. A divulgação dos projectos selecionados decorrerá a 2 de Maio. Já a apresentação das colecções criadas terá como palco o Lisboa Design Show, parceiro deste concurso, de 5 a 9 de Outubro. Trata-se do maior evento de design realizado em Portugal, reunindo anualmente mais de 300 designers e marcas e contando com mais de 55 mil visitantes.