A Depressão Irene colocou 11 distritos do continente sob aviso amarelo, ponde se inclui a região do Tâmega e Sousa, devido à previsão de chuva por vezes forte, podendo ser acompanhada de trovoada.
O aviso é lançado pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) que alerta que esta depressão vai condicionar o estado do tempo no país, com ventos fortes, chuvas intensas e agitação marítima até ao final do dia de quarta-feira.
Os distritos do Porto, assim como Viseu, Évora, Guarda, Faro, Vila Real, Setúbal, Santarém, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Beja, Castelo Branco, Aveiro, Coimbra, Portalegre e Braga vão estar também sob aviso amarelo na terça e quarta-feira devido ao vento forte, prevendo-se rajadas até 75 quilómetros por hora (km/h), e até 95 km/h nas terras altas.
Devido ao agravamento das condições meteorológicas adversas, há que ter em conta a possibilidade de inundações ou cheias levando ao transbordo do leito de alguns cursos de água, rios e ribeiras.
Segundo o IPMA, as inundações podem ocorrer “em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro”, bem como a ocorrência