A Delegação de Sobreira da Cruz Vermelha Portuguesa comemora, no sábado, 17 anos de existência.
O dia contará com actividades abertas à população, como um Workshop de Suporte Básico de Vida, da parte da manhã, e rastreios gratuitos – tensão, glicemia e índice de massa muscular -, da parte de tarde.
Segundo Alberta Rodrigues, delegada especial e coordenadora local de emergência da instituição, no workshop serão dados ensinamentos sobre suporte básico de vida, posição lateral de segurança e desobstrução de vias áreas que podem ajudar qualquer um “a salvar vidas”. É preciso inscrição e o workshop é limitado a 20 pessoas, sendo gratuito.
“É um dia dedicado à população e à saúde apesar do aniversário ser nosso”, aponta Alberta Rodrigues.
Em dia de festa, além do corte do bolo, será também benzida uma nova viatura de transporte de doentes não urgentes oferecida pela Câmara Municipal de Paredes. A ambulância vem ajudar à renovação da frota da instituição, composta por 10 viaturas, duas de socorro e emergência e as outras de transporte de doentes não urgentes. Quatro delas têm já muitos quilómetros e precisam de ir sendo substituídas já que os custos de manutenção se vão tornando mais elevados, explica a responsável pela delegação de Sobreira.
Este núcleo da Cruz Vermelha, que se dedica às vertentes de socorro e emergência pré-hospitalar, emergência social, área psicossocial, juventude, enfermagem e formação, conta com 45 socorristas, 20 elementos na área da juventude e cerca de 15 elementos no apoio geral.
Entre os projectos para o futuro está a abertura de uma loja solidária nas instalações da delegação até ao final do ano. “Vamos vender roupa a preço baixo e o valor angariado vai ser investido na área social”, conclui Alberta Rodrigues.