A Delegação da Ordem dos Advogados de Paredes realiza, hoje, pelas 17h00, no átrio do Tribunal da Comarca de Paredes, uma cerimónia de homenagem.
Serão distinguidos dois advogados com 25 anos de inscrição – Vasco Ribeiro e António Paulo Aires (este último não estará presente na sessão e receberá a homenagem posteriormente) e Jerónimo Jerónimo Velasco, na qualidade de ex-presidente da Delegação de Paredes que dirigiu durante três mandatos.
Segundo Helena Barros, actual presidente da Delegação da Ordem dos Advogados de Paredes, estas homenagens realizam-se desde 2005, tendo sido implementadas por José Manuel Oliveira, já falecido, e assumem um “significado importante” para a estrutura.
“Trata-se de um quarto de século a exercer a profissão. É um reconhecimento da pessoa e do profissional”, explica.
Já a homenagem aos antigos presidentes é também já “uma tradição” da Delegação de Paredes.
O dia é de festa e estarão presentes colegas, familiares e amigos dos homenageados. Será ainda elogiada a resiliência dos advogados em tempos de pandemia e serão impostas as insígnias aos membros da delegação.
Entre outras entidades estarão presentes Duarte Gomes, vogal do conselho geral da Ordem dos Advogados, em representação do Bastonário, Paulo Pimenta, presidente do Conselho Regional do Porto da Ordem dos Avogados, assim como a juiz presidente, o procurador geral e o administrador judicial da Comarca do Porto Este, e o procurador coordenador e a juíza coordenadora do Tribunal de Paredes, e representantes da Câmara de Paredes.
A Delegação de Paredes representa cerca de 140 advogados, à parte dos advogados estagiários.