A equipa neerlandesa da Willebrord Wil Vooruit anunciou a contratação de Daniel Moreira, ciclista português de 17 anos, e que vestia a camisola da Paredes/fortunna. Natural de Viana do Castelo, o ciclista vai juntar-se a uma formação que colabora com a equipa Hagens Berman Axeon por onde passou João Almeida, António Morgado, Ruben Guerreiro, entre outros.
Refira-se que, Daniel Moreira tem estado em destaque no escalão de júniores, contando já com quatro vitórias na temporada, nomeadamente em duas etapas da Volta a la Plana Baixa, onde também conquistou a classificação por pontos, assim como na Prova de Abertura Júnior e, pouco tempo antes da publicação deste artigo, a 3ª etapa da Volta ao Concelho de Loulé.
A equipa de Paredes reagiu nas redes sociais dizendo que a academia “tem vindo a desenvolver um trabalho arduo e este ano decidiu iniciar a sua participação em provas estrangeiras”, sendo que com esta aposta, os atletas têm tido a oportunidade de se mostrarem, o que é “uma motivação para outros atletas”.
Assim, “o trabalho que a Academia de Ciclismo de Paredes-Fortunna começa a dar frutos e a criar oportunidades de os jovens que aqui passam ingressarem em equipas estrangeiras”, lê-se na mesma nota.
Daniel Moreira é júnior, tendo começado a temporada ao serviço da Paredes/Fortunna, mas já representou a Tensai – Sambiental – Santa Marta.
Em 2023, Daniel Moreira já apresentara uma série de bons resultados, tendo fechado o pódio na Prova de Abertura Júnior, ficou no segundo lugar da 2ª etapa da Volta ao Concelho de Loulé e estreou-se a ganhar em grande ao conquistar uma etapa, a classificação geral e a da juventude no Grande Prémio do Minho.
A finalizar a sua primeira época no escalão, ficou no sétimo posto da Volta a Portugal de Júniores e representou Portugal ao lado de Tiago Santos, no Campeonato da Europa de Júniores.