A pequena Ana Sofia tem seis anos e vive na freguesia de Lodares, sendo portadora de uma doença rara designada Sindopatia Mitocondrial, com junção da Doença de Pompe e uma recente descoberta de epilepsia.
As campanhas de solidariedade têm-se sucedido, envolvendo instituições, mas principalmente pessoas que, a título particular, têm contribuído para a aquisição de um andarilho para a Ana Sofia, de modo a que desenvolva a massa muscular nos membros inferiores.
Recentemente, o presidente da Câmara de Lousada, Pedro Machado, teve oportunidade de entregar aos pais da Ana Sofia o valor conseguido através de uma campanha realizada na Feira Social, que rondou os 845 euros. O andarilho tem um custo total de 5 mil euros. Para além das Tampinhas a causa necessita também de embalagens plásticas vazias, que podem ser entregues no Ecocentro ou na Câmara Municipal.
Nos próximos sábados dias 7, 14 e 21 de Novembro, vão realizar-se, no Espaço ComVida, a partir das 21h30, as eliminatórias espectáculos de dança. A final, no mesmo local e hora, vai realizar-se no dia 5 de Dezembro. Os bilhetes para quem pretender assistir podem ser adquiridos no próprio local e na Câmara Municipal. Os fundos angariados revertem também para a aquisição do andarilho.