As Unidades Funcionais de Paços de Ferreira foram distinguidas com a Medalha de Mérito Municipal Grau Ouro, pela Câmara Municipal de Paços de Ferreira. Ao todo, representam oito os serviços de saúde e mais de 150 os profissionais de saúde que veem o seu trabalho assistencial reconhecido pela autarquia.

A entrega da distinção decorreu no âmbito da comemoração do 188º aniversário do município e visa assinalar o trabalho de individualidades e instituições pelo percurso meritório e de serviço à comunidade local.

Henrique Capelas, presidente do Conselho de Administração da ULSTS, referiu que esta distinção “é mais um exemplo de como os cuidados de saúde primários são um verdadeiro aliado quando olhamos para a assistência ao doente de forma integrada”, mas, “sem estas pessoas, não era possível atingirmos a qualidade de serviço que verdadeiramente nos distingue”.

As unidades funcionais distinguidas pela autarquia pacense e que compõem os cuidados primários no território de Paços de Ferreira foram a de Cuidados na Comunidade de Paços de Ferreira, as USF’s de Citânia, Freamunde, Santa Luzia, Terras de Ferreira e, ainda, o Centro de Diagnóstico Pneumológico, a Unidade de Recursos Assistenciais Partilhados e Unidade de Saúde Pública de Paços de Ferreira.

Outra entidade galardoada foi o Centro de Respostas Integradas do Instituto para os Comportamentos Aditivos e as Dependências (ICAD).