No âmbito do processo participativo de revisão do Plano Director Municipal (PDM) de Valongo, que pretende integrar os mais novos, as crianças do 1.º e 2.º ciclo na reflexão sobre o futuro dos seus espaços de brincar, nomeadamente o recreio da escola, o parque infantil, a praça, o jardim ou outros lugares perto das suas residências.
A iniciativa promovida pela Câmara de Valongo, em colaboração do Laboratório de Planeamento e Políticas Públicas da Universidade de Aveiro, chama-se “À procura do meu lugar” e visa “que as crianças pensem nos lugares de brincar que mais utilizam, identifiquem os seus aspectos positivos e negativos e sugiram propostas para a sua melhoria, tudo num caderno de actividades colorido e apelativo”.
“O exercício apela a três tipos de competências, saber observar, perguntar e inventar, pelo que convidamos os participantes a interagir com os professores, os familiares, os amigos, os vizinhos e até com a equipa do PDM”, refere a autarquia.
O projecto começa a partir do dia 15 de Fevereiro. Os cadernos com explicações e actividades podem ser descarregados (o À procura do meu lugar – Volume 1 e o À procura do meu lugar – volume 2). “Caso haja alunos que não tenham acesso aos meios digitais, a autarquia poderá providenciar a sua entrega em papel”, adianta a Câmara, acrescentando que a iniciativa decorrerá até ao dia 15 de Março e a expectativa passa por envolver 2.700 alunos do 1.º ciclo e 1.600 alunos do 2.º ciclo.
Depois de os alunos completarem as actividades devem ser fotografados os trabalhos e enviados para revisaopdm@nullcm-valongo.pt, através de formulário ou Facebook.
“Quando as condições o permitirem, será realizada uma exposição de todos os trabalhos e os participantes e suas famílias serão convidados a seleccionar algumas das propostas e a realizar ações de experimentação de baixo custo e impacto rápido de algumas dessas melhorias”, conclui o município.