Verdadeiro Olhar

Crianças já frequentam a Escola da Floresta de Lousada

O projecto “A Escola da Floresta de Lousada” arrancou, este mês, na Mata de Vilar. As primeiras sessões foram com crianças do Centro Social e Paroquial de Lustosa (escola piloto) e vão prolongar-se até ao final do ano lectivo.

“As crianças de quatro e cinco anos vão frequentar esta Escola uma vez por semana. O contacto directo e prolongado com a natureza, além de contribuir para uma melhor condição física e psicológica das crianças na primeira infância, tem a virtude de constituir um espaço mais estimulante e propenso a uma aprendizagem integrada e transversal”, explica a Câmara de Lousada. “O objectivo da Escola da Floresta de Lousada é o de contribuir para a conexão das crianças com a floresta e a natureza, promovendo a sua autonomia, resiliência, melhoria da sua auto-estima, respeito pelas individualidades, sentido de comunidade e pertença, bem como uma predisposição para a partilha, solidariedade e trabalho de equipa”, refere a mesma fonte em nota de imprensa.

Recorde-se que este projecto venceu o Orçamento Participativo Jovem do ano de 2022 e visava “criar um espaço único, sem paredes, mas repleto de aprendizagens e saúde”.

Antes destas sessões com alunos, toda a comunidade educativa do CSP de Lustosa se envolveu neste processo e foram realizados quatro workshops, um curso de formação em ForestSchool e ainda um curso de primeiros socorros pediátricos, destinados aos educadores e auxiliares das duas turmas, bem como a equipa de Integradores da Floresta que acompanham as crianças, conclui nota.