Durante o mês de Agosto – de 6 a 17 e de 20 a 31 -, o projecto Orpheu Paredes Social propõe-se ocupar os tempos livres das crianças e jovens do concelho mais desfavorecidos, através de oficinas artísticas de pintura e música.
A iniciativa, adianta a Câmara Municipal de Paredes, promotora do projecto, dará prioridade às crianças das famílias dos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI), da comunidade cigana e provenientes da habitação social.
O objectivo é “criar uma oferta para os tempos livres, promover o gosto pela arte e cultura, junto das crianças e jovens, especialmente as mais desfavorecidas, bem como a inclusão social de forma socio-cultural, orientada para o seu desenvolvimento integral”, salienta a vereadora da Acção Social, Beatriz Meireles, citada em comunicado.
Os jovens terão acesso a experiências diferentes, sobretudo nas áreas dramática, artística e plástica, com a meta de desenvolverem capacidades pessoais, sociais e conhecimento sobre o mundo.
“Refira-se que o conceito de arte e cultura está muitas vezes relacionado com o poder económico de cada agregado e se for tida em conta que a vulnerabilidade e incidência da pobreza atingem máximos elevados quando se fala de agregados familiares com crianças (em geral), estas encontram-se em desvantagem no acesso à cultura e à arte”, sustenta o município. Com a realização deste projecto “pretende-se colmatar esta desvantagem, de modo a proporcionar às crianças mais desfavorecidas do concelho de Paredes, o contacto com o meio artístico e cultural”, sublinha Beatriz Meireles.
Estas oficinas vão decorrer entre as 9h00 e as 17h30, na Casa da Cultura, na Biblioteca de Paredes, na Rebord´arte, no Centro Social da Parteira, na Associação S. Pedro e na Cruz Vermelha da Sobreira.
No dia 1 de Setembro, a Casa da Cultura de Paredes recebe a apresentação do trabalho desenvolvido.
Para além da autarquia, a organização está a cargo do Centro Sócio-Educativo e Profissional da Parteira, Juntas de Freguesia de Paredes, Rebordosa e Sobreira, Rebord’arte, São Pedro – Centro Social da Sobreira, Cruz Vermelha da Sobreira, Associação para o Desenvolvimento de Rebordosa, RSI e Santa Casa da Misericórdia de Paredes.