A Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC) quer incentivar os mais novos a andarem de bicicleta e, para isso, tem levado a cabo a ideia ‘Pedala na Volta’ que, no dia 14 de Agosto, se vai realizar em Paredes, e que pretende promover o projecto de âmbito nacional ‘O Ciclismo vai à Escola .
No mesmo dia em que a nona etapa da Volta a Portugal arranca desta cidade, crianças e jovens podem “aprender a pedalar”, ao mesmo tempo que se divertem, “no contexto da Volta a Portugal”, frisa a FDC, na sua página.
No final será sorteada uma bicicleta de criança entre todos os participantes que têm que ter idades entre os três e os 12 anos.
De salientar que, o ‘Ciclismo Vai à Escola’ é um segmento do programa nacional Ciclismo para Todos, através do qual a FPC procura aumentar o número de ciclistas em Portugal, de lazer e de competição, enquanto fomenta o uso da bicicleta como veículo do dia-a-dia.
É que segundo estimativas deste organismo, “metade dos alunos das escolas básicas portuguesas não sabe andar de bicicleta”. Ora, para contrariar este panorama, a federação pretende “desenvolver esta habilidade motora em contexto infantil” promovendo, desde o ano letivo de 2014/2015, a iniciativa Ciclismo Vai à Escola.
Esta ideia já chegou a mais de 150 escolas de todo o país, sendo que este projecto pretende ser o mais abrangente possível para que a prática deste desporto seja uma realidade, ao mesmo tempo que incentiva um “meio de transporte sustentável”, promovendo ainda o “combate à obesidade e ao sedentarismo”.
A participação é gratuita e pode ser feita no local, onde os técnicos da federação vão prestar todo o apoio para a aprendizagem das técnicas básicas de ciclismo.