A celebração de 75 anos de existência é, para qualquer colectividade, motivo suficiente para comemorar. Para o Clube de Propaganda da Natação (CPN), de Ermesinde, cujo aniversário se assinala a 1 de Outubro, é ainda mais importante quando se trata de um momento em que o clube, para o qual chegou a ser ponderada a extinção, se encontra em “fase de reactivação”. A prioridade passa, neste momento, por aumentar o número de sócios e prosseguir com a manutenção do complexo desportivo.

Foto: Livro "CPN 50 anos de história"
Foto: Livro “CPN 50 anos de história”

Tem natação no nome, mas o CPN não se cinge a esta modalidade. Começou pela natação em 1941 no rio Leça, foi criando várias outras secções e ao longo dos anos muitas foram as medalhas arrecadadas pelos seus atletas. Rui Moutinho, presidente da direcção do CPN eleito há quatro meses, explica que pretende “levar o CPN para a rua” e mostrar à comunidade o que está a ser feito e as actividades desenvolvidas, que passam pelo basquetebol, andebol, karaté, pesca, natação, ténis de mesa, bem como ginásio. Só nos últimos meses o CPN revalidou o título nacional de basquetebol no escalão de sub-14 femininos, a equipa sénior da secção de andebol do CPN conquistou em Penafiel, o título de Campeão Regional de Juniores/Seniores da Associação de Andebol do Porto (AAP) e no karaté, o atleta Carlos Rodrigues sagrou-se Campeão Mundial do Kumite (Combate), no escalão de veteranos, em Berlim. A juntar a todas estas modalidades que permite ao clube, na opinião de Rui Moutinho, ser o “mais completo do concelho”, o CPN disponibiliza agora a natação de competição, pólo aquático e natação adaptada, uma modalidade que até agora não existia e que promete resultados, uma vez que arrancou já com 12 atletas medalhadas. A ideia passa por ter a vertente de competição, mas também abrir às escolas e população.

Foto: I.R.M./Verdadeiro Olhar
Foto: I.R.M./Verdadeiro Olhar

“A curto e médio prazo queremos chegar aos cinco mil sócios”

A poucos dias de comemorar os 75 anos da colectividade, Rui Moutinho quer projectar para a população a história do clube e atrair gente nova. Rui Moutinho recorda que, antes do último período eleitoral, pensava-se existirem 6700 sócios, mas a verdade é que, na elaboração dos cadernos eleitorais, concluiu-se que o número não ia além dos 250 sócios. “Os 75 anos são um marco do que pretendemos fazer do clube, sendo a montra do que fazemos”, disse, sublinhando que o objectivo passa por cativar mais pessoas. “A curto e médio prazo queremos chegar aos cinco mil sócios”, acrescentou, realçando que “este é o grande objectivo”, uma vez que “com a cota mensal de dois euros e a receita do ginásio e da piscina podíamos encarar o futuro com alguma tranquilidade, o que não acontece presentemente”. Rui Moutinho sabe que “vai levar bastante tempo” até alcançar essa tranquilidade, mas garante que o clube “está a erguer-se”. As atenções da direcção clube têm-se virado não só para as modalidades mas também para as condições físicas do complexo desportivo, investindo na manutenção das instalações, seja do pavilhão, da piscina, do ginásio e até do salão nobre onde as infiltrações de água enchiam de água os troféus ali guardados. Mas ainda há muito para fazer, diz.  Em jeito de desejo de aniversário, o dirigente queria “de prenda destes 75 anos conseguir resolver o problema do passivo e aumentar as receitas através da inscrição de novos sócios”. Por isso, deixa um apelo à população: Venham ao CPN conhecer “sem encargos” o clube e as actividades que proporciona.

Foto: I.R.M./Verdadeiro Olhar
Foto: I.R.M./Verdadeiro Olhar

Sócio do CPN desde os 16 anos e ex-atleta de andebol pelo clube, Rui Moutinho encara o futuro da colectividade “com muito optimismo”. “O trabalho que estamos a fazer e o retorno que temos dá-nos satisfação suficiente par acreditarmos que o CPN irá ser novamente montra da cidade, um clube de referência de todo o concelho”.

Comemorações

No âmbito das comemorações do 75º aniversário estão previstas inúmeras actividades, sublinhando-se a Gala Desportiva, com a apresentação dos atletas da nova época 2016/17, que decorrerá no Pavilhão Municipal de Ermesinde, no próximo dia 1 de Outubro e a Sessão Solene, no dia 02 de Outubro, no Fórum Cultural de Ermesinde. Nesta sessão serão homenageados os sócios que contabilizam 25 e 50 anos de associado, atletas, dirigentes, treinadores e outras individualidades, que têm contribuído para o sucesso do clube. As actividades de comemoração aniversário prolongam-se até 2017, altura em que deverá ser publicado o livro sobre os 75 anos de história do Clube de Propaganda da Natação de Ermesinde, da autoria de José Manuel Pereira que já escreveu os 50 anos.