A Câmara Municipal de Penafiel e a Comissão de Protecção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Penafiel organizam, no dia 8, às 9h30, no auditório do Museu Municipal de Penafiel, o IV seminário “Servir o superior interesse da criança”. A CPCJ de Penafiel está a assinalar 25 anos de existência.
O objectivo deste seminário, explica nota de imprensa da autarquia, é “sensibilizar os técnicos de apoio à criança e famílias para uma maior equidade social, reforçando a protecção da criança e os seus direitos”.
“Acolhimento familiar de crianças”; “investigação sobre a criança como sujeito activo de direitos”; “mais educação, melhor educação e maior equidade social”; “primado do princípio do superior interesse da criança”; “indisciplina, agressividade e violência nas escolas” e “efeito boomerang” serão os temas em debate.
Estarão presentes vários oradores especialistas no superior interesse da criança, como Armando Leandro, Juiz Conselheiro Jubilado e Presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Protecção das Crianças e Jovens; Paulo Guerra, Juiz Desembargador e Director Adjunto do Centro de Estudos Judiciários; Ana Virgínia Coelho, Procuradora da República; Celina Cláudio, Directora Técnica do Serviço da Família da “Mundos de Vida”); Vítor Leite, Director da Escola Secundária de Penafiel; Natália Fernandes, docente da Universidade do Minho; David Justino, da Universidade Nova de Lisboa; e Joaquim Luís Coimbra e Teresa Magalhães, da Universidade do Porto.
Estarão ainda presentes Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, e Rodrigo Lopes, vereador e presidente da Comissão de Protecção de Crianças e Jovens de Penafiel.
Este seminário é gratuito mas sujeito a inscrição.