Mais seis pessoas de Lousada que estavam internadas no Hospital de São João, no Porto, infectadas com coronavírus, regressam hoje a casa, adianta o vereador Nélson Oliveira.
São duas famílias, uma com quatro elementos e outra com dois elementos. Recorde-se que ontem, o primeiro homem curado de COVID-19, também de Lousada, teve alta.
Estes lousadenses vão continuar os tratamentos em casa, em isolamento. E a Câmara de Lousada está a preparar uma rede social para lhes dar respostas ao nível da alimentação e medicamentos.
“A Câmara foi contactada pela Acção Social do Hospital de São João, dando nota de que os doentes teriam alta, mas precisariam de alguns cuidados”, explica o vereador da Saúde da autarquia lousadense.
O executivo, nomeadamente o presidente da Câmara e os vereadores da Acção Social e Saúde e também Protecção Civil, reuniram esta manhã com o Agrupamento de Centros de Saúde, as instituições particulares de solidariedade social e os técnicos da Acção Social do município para articular uma estratégia.
“Estas pessoas que vão ficar em casa têm de ter acesso a alimentos e tem de haver um protocolo no manuseamento e recolha dos lixos. Ou seja, durante o isolamento serão necessárias respostas e mesmo que haja rectaguarda familiar é preciso dar informação”, explica Nélson Oliveira, que também assume o pelouro da Acção Social.