Depois de o presidente de Junta de Raimonda ter vindo dar nota de mais um caso de COVID-19 no concelho, o presidente da Câmara de Paços de Ferreira nega essa informação e garante que de acordo com as Autoridades de Saúde há apenas um homem infectado no concelho.
Esta tarde, o presidente da Junta de Freguesia de Raimonda, Jocelino Moreira, publicou nas redes sociais que “existe um raimondense, adulto, que após estar em contacto com uma pessoa afectada, de fora do concelho, foi contactado pelas autoridades para se dirigir ao Hospital de São João para fazer o teste” e “Deu positivo!”. “Imediatamente após saber deste resultado este concidadão entrou em quarentena assim como os familiares. Essa pessoa está bem, sem sintomas, a ser seguida pelas autoridades, mas tem o vírus”, explica o autarca, pedindo a todos que hajam de forma responsável e fiquem em casa.
“A todos os comerciantes e estabelecimentos que encerrem de imediato. Aos estabelecimentos de venda de bens de primeira necessidade que restrinjam entradas e tomem medidas de precaução. Por favor, fiquem em casa, só saiam em caso de urgência.
Por favor, não entrem em pânico porque tudo se há de resolver e não me perguntem quem é, a identidade deste nosso concidadão será preservada”, concluía Jocelino Moreira.
Entretanto Humberto Brito, enquanto responsável máximo da Protecção Cívil, garante que “da informação da autoridade de Saúde local só há um caso confirmado no concelho”.
Também via redes sociais, o director da Escola Secundária de Paços de Ferreira, José Valentim Sousa, lançou o apelo a todos os tenham estado na biblioteca escolar entre os dias 9 a 12 de Março para ficarem em casa: “Devem manter-se em casa, em isolamento, dado que neste momento existe um caso confirmado de COVID-19, filho de uma assistente operacional da escola, que não é aluno. Peço que na eventualidade de terem algum sintoma sigam escrupulosamente as orientações da DGS e comuniquem ao director (diretor@nullespf.edu.pt)”, escreveu. O filho da funcionária é o homem que fez uma viagem de trabalho a Madrid, identificado como sendo o primeiro caso no concelho esta manhã, e não um novo caso como o Verdadeiro Olhar afirmou inicialmente.
Recorde-se que o presidente da Câmara de Paços de Ferreira anunciou hoje o primeiro caso no concelho.
* Notícia actualizada às 19h20 com novas informações, nomeadamente a negação de novos casos e a correcção sobre um novo caso na Escola Secundária de Paços de Ferreira que era afinal o primeiro caso identificado no concelho. Aos nossos leitores pedimos desculpa por qualquer alarme social causado.