COVID-19: Cerca de 2000 idosos em lares de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel vão ser testados

O programa prevê a realização de cerca de 2000 testes e iniciará de imediato, como medida de prevenção e contenção

0
Foto: Misericórdia de Penafiel

Os idosos em lares de Castelo de Paiva, Paredes e Penafiel, concelhos da área de influência do Agrupamento de Centros de Saúde do Vale do Sousa Sul, vão ser testados à COVID-19.

O programa intensivo de testes chegará a cerca de 2000 pessoas e avançará de imediato, adianta a Câmara de Penafiel. O objectivo é prevenir e conter a pandemia numa franja da população que é a mais vulnerável: os idosos.

“As informações recorrentes que dão conta de um aumento, generalizado, de pessoas infectadas em lares e Instituições particulares de solidariedade social, levou a adoptar a máxima mais vale prevenir que remediar”, justifica a autarquia penafidelense, explicando que mesmo antes da implementação de qualquer medida alargada em termos nacionais, pelo Estado Central, as Câmaras Municipais de Penafiel, Paredes e Castelo de Paiva decidiram avançar de imediato para testes em larga escala nas instituições particulares de solidariedade social e nos seus territórios.

“A Direcção-Geral de Saúde, veio já alertar que a situação dos lares é muito delicada, com os mais seniores, principal grupo de risco, a estarem numa situação particularmente vulnerável devido à idade avançada, a uma maior incidência de comorbilidades, e também ao facto de estarem muito tempo confinados nos mesmos espaços”, salienta ainda comunicado do município de Penafiel.

” É essencial testar aqueles que são considerados o maior grupo de risco. Não vamos aguardar por decisões da tutela nesta matéria. Se temos ao nosso alcance a possibilidade de fazer mais e fazer diferente, não vamos ficar de braços cruzados”, sustenta o presidente da Câmara, Antonino de Sousa, citado em nota de imprensa.

Desde sábado, está a funcionar em Penafiel um centro de rastreios, que abrange estes três concelhos.