Cerca de 200 pessoas associaram-se, nesta quarta-feira, ao “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”. Funcionários da Câmara Municipal de Paredes e utentes das instituições particulares de solidariedade social do concelho reuniram-se em frente aos Paços do Concelho e caminharam, sempre de mãos dadas, pelo Parque José Guilherme até à escadaria do Tribunal, local onde está situado o ecrã gigante. E foi através desse ecrã que as pessoas que constituíram o cordão humano viram um filme a alertar para o número de mulheres que foram vítimas de violência doméstica.
27 mulheres já morreram este ano
Refira-se a este respeito que, apenas na área de actuação do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas do Comando Territorial do Porto da GNR, registaram-se, entre 1 de Janeiro e 30 de Setembro de 2015, 786 casos de violência doméstica. Em 2014, esse número foi de 1090. Segundo dados da própria GNR, este ano também já foram apreendidas, nesta região, 19 armas de fogo, 356 munições e sete armas brancas.
Entretanto, segundo dados revelados pela Associação Portuguesa de Apoio à Vítima, em 2015 já morreram 27 mulheres agredidas pelos maridos, namorados ou companheiros. Nos 12 meses de 2014, foram 40 as vítimas de violência doméstica que não resistiram com vida.
Para combater este flagelo, foi criado pela Organização das Nações Unidas o “Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres”, celebrado, anualmente, a 25 de Novembro.