Já foi assinado o contrato de empreitada para a construção do Interface Multimodal de Novelas, uma central de transportes que vai nascer num terreno com 16 mil metros quadrados na envolvente da Estação Ferroviária de Penafiel.
Segundo o documento, tornado público no final do ano passado, a obra custará cerca de 2,3 milhões de euros e tem prazo de execução de um ano.
O projecto visa “revolucionar” os transportes públicos no concelho e na região, criando um “centro nevrálgico” que junta comboios e autocarros no mesmo local com horários coincidentes para facilitar a vida aos passageiros.
O edifício para acolhimento e embarque dos passageiros contará com sete cais interiores para autocarros. Estão também previstas zonas de parqueamento para autocarros (11) no exterior e parque gratuito para veículos ligeiros, de apoio não só ao interface, mas também à estação ferroviária. Haverá ainda uma zona de parqueamento dedicado a táxis/TVDE e zona destinada à tomada e largada de passageiros.
O projecto será complementado com um conjunto de arruamentos de acesso e espaços verdes existentes. Há também aposta na sustentabilidade, tendo o edifício painéis fotovoltaicos na cobertura e havendo a integração de soluções de mobilidade sustentável, com postos para o carregamento de carros eléctricos e zonas para o parqueamento coberto de bicicletas e trotinetes.
A obra é comparticipada por fundos comunitários no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
O Verdadeiro Olhar questionou a Câmara quanto à data de arranque da intervenção, mas não obteve resposta.