Penafiel vai dispor de um Centro de Transportes junto à Estação de Novelas que vai garantir mais e melhor transporte público e que vai juntar comboio e autocarros em Novelas.

Segundo a Câmara de Penafiel, o novo centro nevrálgico de transportes para Penafiel vai servir também  a região, estando prevista a  construção de um edifício, com cerca de 16.000 metros quadrados, que representa um investimento na ordem de 1,5 milhões de euros.

O novo equipamento vai permitir que nasça junto da estação de comboios, de Novelas, um verdadeiro centro nevrálgico de transportes para Penafiel e para toda a região.

A nova estrutura será construído tendo como referência a eficiência energética e sustentabilidade ambiental, acrescido de espaços de espera com elevados níveis de conforto e zonas de embarque (tomada e largada) de passageiros cobertas vão proteger as pessoas das condições atmosféricas nas entradas e saídas das viaturas.

Esta zona de parqueamento dedicado permite não só o acesso directo e coberto ao interior do edifício, que dispõe de sete cais interiores para autocarros, estando ainda contemplados 11 lugares adicionais de parqueamento mais demorado para veículos de transporte colectivo no exterior.

Por ferrovia, através da Estação de Comboios de Novelas, e a partir deste novo equipamento, passará a ser possível concentrar numa única zona o acesso aos transportes públicos, mantendo-se ainda a possibilidade de os veículos automóveis ligeiros de passageiros efectuarem o estacionamento gratuito durante o dia, além de se manter espaço próprio para os táxis/TVDE.

O projecto prevê ainda soluções de mobilidade sustentável, contemplando postos para o carregamento de carros eléctricos, e zonas para o parqueamento coberto de bicicletas e trotinetes, incluindo dispositivos de carregamento para os modelos eléctricos.

De acordo com a autarquia, os cidadãos podem assim articular os transportes por autocarro com as ligações de comboio, em horários coincidentes e retirando do centro da cidade os autocarros de passageiros.

Se antes para seguir viagem por via férrea, para o Porto, era necessário a deslocação para a estação em viatura própria e/ou táxi, com a construção deste centro tudo irá mudar.

Citado em comunicado, o presidente da Câmara de Penafiel, Antonino de Sousa, realçou que este investimento é de uma importância vital para a rede de transportes do concelho, mas também para a região.

“Estamos perante um equipamento que vai trazer mais flexibilidade à rede de transportes, por comboio, autocarro ou veículos automóveis ligeiros de passageiros. Este Centro de Transportes permite criar verdadeiramente alternativas de mobilidade para o cidadão e utilizador da rede de transporte público e em simultâneo estabelecer uma maior e melhor ligação a partir de Penafiel para a área metropolitana do Porto e para diversos concelhos da região do Tâmega e Sousa “, avançou, sustentando que o novo terminal rodoviário vai potenciar uma maior gestão da rede de transportes públicos, melhorar a prestação destes serviços à população, nas ligações dentro do concelho de Penafiel e para os concelhos vizinhos, aumentando a sua competitividade na região.