Numa entrevista recente, o presidente da autarquia, Dr. Pedro Machado, referiu que, se Lousada integrasse a Área Metropolitana do Porto, seria um concelho pequeno entre os grandes. Fiquei um pouco incrédula com esta afirmação do autarca, que admitiu a pequenez do concelho (e não estava a falar em termos físicos). Isso trouxe-me à memória a última campanha eleitoral, altura em que várias vezes os jornalistas me justificaram a ausência de Lousada nos jornais por o concelho não “vender”. Efetivamente, raras são as notícias que têm direito a destaque na imprensa nacional. Basta ler os jornais diários e estabelecer as comparações com outros concelhos vizinhos. Serão realmente maiores que Lousada?
Vou incidir numa área de intervenção extremamente importante para os cidadãos: a proteção civil. Verifiquem os seguintes dados:
Paços de Ferreira: 56340 habitantes, 2 corporações de bombeiros, 2 postos de GNR, 1 delegação da Cruz Vermelha;
Paredes: 86854 habitantes, 5 corporações de bombeiros, 2 postos de GNR, 2 delegações da Cruz Vermelha;
Penafiel: 72265 habitantes, 3 corporações de bombeiros; 3 postos de GNR; 1 delegação da Cruz Vermelha;
Felgueiras: 58000 habitantes, 2 corporações de bombeiros; 2 postos de GNR; 1 delegação da Cruz Vermelha.
E Lousada? 47387 habitantes, apenas 1 corporação de bombeiros e 1 posto de GNR!
Realmente, devo dar razão ao autarca Pedro Machado, mas alerto-o para o facto de, mesmo no Tâmega e Sousa, ser notória a pequenez de Lousada em relação aos seus pares. E não vejo visão nem estratégia para inverter o rumo desta fragilidade.
Digo fragilidade… Sim. Todos reconhecem que seria importante mais segurança no nosso concelho. Lousada não é só o centro. Lustosa, Sousela, Aparecida precisam de muito mais. Mais um posto de GNR seria uma das formas de conseguirmos mais segurança nestes locais. Digo o mesmo em relação aos bombeiros. Por que não uma delegação em Lustosa dos Bombeiros Voluntários de Lousada? Pelo menos isso! Ou até uma nova corporação!
Somos, realmente, pequenos, quer em quantidade, quer em qualidade dos serviços. Infelizmente, é verdade. E estes serviços que referi são importantes para garantir a qualidade de vida e a segurança dos nossos concidadãos.