A EB 2,3 de Lousada Centro continua a sofrer obras de requalificação, informa a Câmara de Lousada. O total de investimento, co-financiado, é de 1,2 milhões de euros, e visa “melhoria do conforto e qualidade das infra-estruturas maximizando as características em termos de eficiência energética”.

Esta primeira fase de obras está a decorrer desde Abril do ano passado. A intervenção “consiste em obras de conservação em fachadas resolvendo os problemas de infiltrações mais importantes, com a reabilitação e modernização das instalações existentes”, explica a autarquia.

“As obras incluem substituição da caixilharia por outra em alumínio com vidro duplo com ruptura térmica e colocação de estores interiores, colocação de cobertura nos pátios interiores, revestimento dos pavimentos e pinturas das paredes exteriores e interiores, bem como a substituição da carpintaria. A remoção de todo o revestimento em fibrocimento com amianto das coberturas e instalação de sistemas de aquecimento nas salas de aula foi também previsto nesta intervenção. O Pavilhão Desportivo vai ser intervencionado com substituição de iluminação e colocação de painéis solares”, acrescenta nota de imprensa.

O município lembra que esta é uma das quatro obras agendadas para Lousada no âmbito da reprogramação do Portugal 2020, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

“Estes acordos de colaboração prevêem um reforço de investimento superior a 1,4 milhões de euros para as intervenções na EB Lousada Centro (Cristelos), EBS Lousada Norte (Lustosa), EBS Lousada Oeste (Nevogilde) e EB Lousada Este (Caíde de Rei)”, diz nota de imprensa.

O total do investimento no concelho é de 2,6 milhões de euros.