A construção do novo edifício do Centro de Saúde de Alfena vai arrancar logo depois da Páscoa, informa a Junta de Freguesia de Alfena, referindo que a empreitada, orçada em cerca de 1,4 milhões de euros, foi aprovada pelo Tribunal de Contas.
“Finalmente a cidade recebe esta boa notícia. O tão desejado centro de saúde será uma realidade dentro de pouco tempo”, sublinha Arnaldo Pinto Soares, autarca de Alfena, citado em nota de imprensa. Segundo o presidente da junta, “valeu a pena a luta permanente que se travou durante 11 anos”.
Aquela autarquia local lembra que, no início da luta, o objectivo era que os utentes de Alfena fossem atendidos no Centro de Saúde de Ermesinde que tinha acabado de abrir portas. “A Junta sempre assumiu uma posição contrária, até porque em causa estava o bem-estar de cerca de 11 mil utentes, que tinham que se deslocar para a freguesia vizinha”, diz nota de imprensa.
O mesmo documento recorda que foram elementos do executivo da Junta de Freguesia de Alfena da altura que conseguiram convencer, em 2011, o proprietário a ceder um terreno, na Rua de São Vicente, para instalar a nova unidade de saúde de Alfena.
O valor total do investimento aprovado é da ordem de 1.372 milhões de euros, com uma taxa de comparticipação do Programa Norte 2020 (FEDER) de 85%. O restante valor é proveniente do Orçamento Geral do Estado.
Em Setembro do ano passado, a Administração Regional de Saúde do Norte tinha prometido que a obra do novo centro de saúde de Alfena arrancaria ainda até ao final de 2017 e estaria concluída em 2018. As actuais instalações são alugadas e “representam um encargo financeiro acrescido para o erário público”, manifestando ainda “alguma degradação” e sendo “insuficientes e de acesso difícil para os doentes, em particular os portadores de incapacidade mais acentuada”, referia a mesma fonte.