Arranca já em Outubro a rede ciclável, pedonal e com interface Paços de Ferreira/Freamunde. Segundo a Câmara de Paços de Ferreira o auto de consignação já foi assinado. A obra, apoiada por fundos comunitários, ronda os 2,1 milhões de euros.
O projecto visa “criar condições de melhoria da mobilidade e acessibilidade no concelho, com o objectivo de reforçar os modos activos (pedonal e ciclável) e melhorar a qualidade de vida dos seus cidadãos, assim como diminuir a quantidade de carbono na atmosfera”.
A ciclovia terá 2,4 quilómetros de extensão, atravessando áreas urbanas, grandes superfícies comerciais e polos industriais, e, ao longo do percurso, serão plantadas 220 novas árvores, com uma altura mínima de dois metros, anunciou o município.
“Esta rede ciclável permitirá reequilibrar a distribuição do espaço público por todos os utilizadores, criando uma situação mais justa para todos aqueles que optam por não utilizar o automóvel como meio de deslocação. Garante ainda uma rede pedonal e ciclável mais consistente, coesa e segura”, assegura em nota de imprensa, lembrando que a obra se insere no Plano de Acção para a Mobilidade Urbana Sustentável (PAMUS).
A mesma fonte adianta que “procurou-se criar um percurso inclusivo, potenciador da actividade física, um factor de optimização ambiental, não só através da eliminação de barreiras físicas ao longo do percurso, como também de melhoria da eficiência energética e ecológica”.
“O percurso ciclável e pedonal proposto apoia-se na rede viária existente, melhorando-a e tornando-a mais segura para peões, ciclistas e automobilistas, promove o decréscimo do trânsito motorizado, sobretudo em zona urbana de grande densidade populacional e nos polos de ensino, emprego, equipamentos e interfaces de transportes, consolida os aglomerados urbanos, em virtude da requalificação das vias públicas e promove a qualidade ambiental resultante da utilização de transportes não poluentes, nos movimentos pendulares de curta/média distância entre os lugares de residência e as áreas potenciadoras de grandes fluxos populacionais”, sustenta a Câmara Municipal.
O percurso consistirá numa faixa ciclável única bidirecional, em betuminoso pigmentado a cor vermelha, que apresenta uma largura útil de 2,60 metros, acompanhado por passeio pedonal com largura variável igual ou superior a 1,50 metros.
Numa via contígua à Estrada Municipal 207 vai nascer um interface que permite articular-se com outros meios de transporte, nas imediações do Centro Comercial e do complexo Domóvel. “Este equipamento, construído em estrutura metálica, vai permitir a aquisição de bilhetes de forma automática, terá painéis informativos eletrónicos, e um pequeno espaço para w.c. de apoio aos utentes da ciclovia, bem como uma área de abrigo em vidro temperado”, conclui a autarquia.