A Gastronomia é um dos eixos transversais da cultura de qualquer comunidade. É à mesa que passamos grande parte dos nossos tempos, sejam em comemorações familiares ou de amigos, em atos oficiais ou de negócios. A Gastronomia revela muito do que os povos são e é, hoje em dia, um elemento com elevado potencial económico e um fator de desenvolvimento e atração de muitos concelhos.
O pão de Valongo, do qual se destaca a afamada regueifa e os biscoitos de Valongo, é um património material e imaterial que temos de preservar e manter bem vivo na memória das nossas gentes. Criada em 2015, a Confraria do Pão, da Regueifa e do Biscoito de Valongo – CPRBV tem por objeto o estudo, a defesa, o prestígio, a valorização, a promoção, a consolidação da qualidade e divulgação do Pão, da Regueifa e dos Biscoitos de Valongo, enquanto valores gastronómicos e de interesse económico local.
A realização do capítulo anual e cerimónia de entronização, que nesta confraria acontece no primeiro fim de semana de junho pela Feira da Regueifa e do Biscoito e conta com o apoio do Município de Valongo, é normalmente sinónimo de mobilização dos seus confrades e do seu território. Mas o trabalho desta jovem associação ultrapassa já as fronteiras do concelho e prolonga-se por todo o ano.
Ao longo de 2018, a CPRVB participou em diversos eventos promovidos pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas, destacando-se a presença no Dia Nacional da Gastronomia, no Encontro Nacional de Confrarias e em mais de 50 eventos confrádicos por todo o país e também em Espanha.
Outras atividades que merecem destaque são os concursos “A Melhor Sopa Seca” e “A Melhor Rabanada”. Sendo o principal objetivo destes concursos a promoção destas típicas sobremesas valonguenses, a CPRBV tem associado aos mesmos causas solidárias.
A aposta na valorização e preservação das padarias e biscoitarias do concelho de Valongo esta também presente nas parcerias que a CPRBV possui com alguns Agrupamentos Escolares concelhios e nas ações de divulgação e de formação promovidas junto da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto e junto da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Politécnico do Porto.
Todo este trabalho mantém bem vivo este legado e por isso a CPRBV está de parabéns e merece público reconhecimento.