Concursos para obras de saneamento em Sobreira e Recarei avançam em Maio

Candidaturas ao POSEUR já foram aprovadas e rondam os três milhões de euros. Serão servidas 1200 casas nas duas freguesias

0

Foram aprovadas as duas candidaturas apresentadas pela Câmara de Paredes ao POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos para construção de rede de drenagem de águas residuais em Sobreira e Recarei. No global, os projectos rondam os três milhões de euros e vão servir cerca de 1200 fogos nas zonas mais urbanas das duas freguesias, onde ainda não há qualquer rede de saneamento. A autarquia diz que os concursos públicos serão lançados em Maio para que obras arranquem ainda este ano.

O ponto era para conhecimento, mas o presidente da Câmara, Alexandre Almeida, fez questão de realçar que estes investimentos só vão ser possíveis porque o executivo que lidera teve “a audácia de avançar com o resgate da concessão de água e saneamento”.

As duas candidaturas foram apresentadas em Dezembro, altura em que se concretizou a aprovação do resgate em Assembleia Municipal, para iniciar o saneamento em Recarei e Sobreira “que não têm saneamento em lado nenhum”. “Sobreira tem lá uma ETAR há mais de cinco anos e parada” porque não havia rede onde ligar, salientou o edil.

A candidatura para o saneamento em Sobreira está orçada em cerca de 1,5 milhões de euros e a de Recarei em aproximadamente igual valor. Em cada freguesia serão abrangidos cerca de 600 fogos habitacionais. O financiamento de fundos comunitários será de 898 mil euros em Sobreira e 808 mil euros em Recarei. “Há a possibilidade de este valor ser incrementado através da apresentação de um estudo de viabilidade enquanto decorrem as empreitadas”, adiantou o presidente da Câmara.

“No início de Maio vamos abrir estes concursos públicos para que ainda este ano iniciem estes investimentos tão esperados nas duas freguesias”, referiu Alexandre Almeida. “Foi para isto que avançamos com o resgate, para fazer o que a concessionária devia ter feito há muito e não fez”, sustentou.

Respondendo ao PSD, o autarca explicou que, no caso de Recarei, a SIMDOURO teve de se comprometer que à medida que avançavam os investimentos na rede em baixa seria também feira a ETAR para receber os efluentes. Nesta freguesia, a obra “começará na zona de Terronhas até ao centro de Recarei e desde o campo de futebol até cá abaixo”, onde ficará instalada a ETAR, esclareceu.