A edição de 2023 do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, que vai decorrer de 2 a 9 de julho, vai ter prémios no valor de 14 mil euros, contando com 60 inscritos de 20 nacionalidades.
“Este é o melhor e o maior concurso de canto lírico em Portugal”, considera a organização, a Associação de Cultura Musical de Lousada (ACML), entidade promotora deste evento de cariz internacional, que cumpre a sua segunda edição.
O concurso, que sobe ao palco do Auditório Municipal de Lousada, vai atribuir ao vencedor da competição, aberta a cantores entre os 18 e os 36 anos, seis mil euros. O segundo classificado terá um prémio de quatro mil euros e, ao terceiro, de dois mil euros.
Haverá também mil euros para o prémio do público, outro de igual valor para o prémio de melhor pianista acompanhador e mais dois mil euros a repartir, igualmente, pelos prémios de melhores cantor e cantora portugueses.
Além do programa competitivo, o CICLO – Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, inclui três masterclasses, que serão realizadas no dia 7 de julho, entre as 14h00 e as 16h00.
As masterclasses de canto lírico serão lecionadas por três elementos do júri do CICLO: Aquiles Machado, tenor e diretor artístico de Educa Más que Ópera, Elisabete Matos, soprano e diretora artística do Teatro Nacional de São Carlos, e Carmelo Corrado Caruso, barítono, tendo como destinatários alunos do ensino secundário, profissional, e superior.
Os interessados deverão inscrever-se na masterclasse pretendida através do email: geral@nullciclolousada.pt.
O Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada pretende ser uma porta de entrada a cantores líricos que têm falta de oportunidades, sendo que, esta iniciativa tem grande impacto a nível regional e nacional.
A autarquia de Lousada apoia a organização desta competição que inclui várias atividades complementares, para além das ‘masterclasses’, os ‘workshops’
Em comunicado, a organização recorda que, em 2022, a primeira edição do Concurso Internacional de Canto Lírico de Lousada, contou com 70 artistas de 20 países, tendo consagrado três cantores líricos internacionais: Paola Leoci (soprano italiana), Inho Jeong (baixo sul-coreano) e Hélène Walter (soprano francesa). Os vencedores receberam prémios monetários e convites para a temporada de canto lírico.
O concerto dos laureados da edição de 2023 está marcado para 9 de julho.