Todos os anos, cerca de 50 mil tigelinhas iluminam as margens dos rios Douro e Tâmega, na zona de Entre-os-Rios, em Penafiel, mas também nos concelhos de Marco de Canaveses e Castelo de Paiva. As celebrações seculares das Endoenças contam com a participação de milhares de pessoas.
A tradição repetiu-se na quinta-feira, com a Câmara Municipal de Penafiel a anunciar que, no próximo ano, para promover e divulgar ainda mais o evento, será realizado um concurso de fotografia “ao nível do que há de melhor no país”.
“Esta é uma das maiores manifestações de fé nesta altura da Quaresma no nosso país e um dos momentos maiores no Norte de Portugal no que diz respeito ao turismo religioso, capaz de mobilizar milhares de pessoas que se deslocam a Entre-os-Rios para assistir às Endoenças. Queremos dar mais visibilidade ao evento e juntar algo que tem que ver com o quadro em que nos encontramos. Por isso, no próximo ano vamos organizar, a propósito das Endoenças, um concurso de fotografia”, anunciou Antonino de Sousa.
Segundo o presidente da Câmara Municipal de Penafiel, o objectivo é organizar um concurso “ao nível do que há de melhor no país”, com prémio pecuniário e um Júri com elementos respeitado e conceituados no fotojornalismo para que as Endoenças, e o seu “quadro” de 50 mil velas, “possam ser ainda mais conhecidas dentro e fora do país”
Reconhecendo que Entre-os-Rios é uma das “mais belas portas de entrada no território” de Penafiel, o autarca afirmou que têm apostado em criar condições para que se crie ainda mais dinâmica naquela região. Foram criadas condições para que o casco urbano possa ser reabilitado e criados equipamentos de apoio, além de estarem a melhorar o parque de estacionamento.
Como exemplo de eventos, que pretendem criar dinâmica e atrair visitantes, Antonino de Sousa lembrou os campeonatos da Europa e do Mundo de jet ski que se vão realizar em Junho.