O Recreatório Paroquial de Penafiel acolhe, a 24 de Setembro, o Concerto Young Guitar Masters.
Trata-se de “um projecto pioneiro em Portugal, que pretende preencher uma lacuna no setor da guitarra em Portugal, que não possui nenhuma rede ou circuito organizado de concertos que permita aos jovens aceder à carreira de concertista e competir ao mais alto nível internacional”, recorda a Câmara de Penafiel.
O projecto colaborativo conta já com mais de 30 parceiros de Norte a Sul do país, entre instituições privadas ou públicas, promotores individuais e amantes do instrumento.
Desta vez, o protagonista será Filipe Oliveira. A entrada é gratuita.
Esta iniciativa está inserida na comemoração das Jornadas Europeias do Património 2022, que vão decorrer de 23 a 25 Setembro, subordinadas ao tema Património Sustentável.
Nascido em 1998, Filipe Oliveira é um jovem artista que cresceu em Fátima. A guitarra permanece com ele desde os seus oito anos. Ingressou no regime articulado no Conservatório de Música de Fátima onde teve aulas com o professor Pedro Rufino. No mesmo local viria a completar o Curso Profissional de Música, com o professor Roberto Batista com uma média final de 18 valores.
Em 2017, foi aceite para estudos na Universidade de Aveiro. Em 2020, concluiu a Licenciatura em Guitarra Clássica na classe do professor Pedro Rodrigues com alta classificação na área de performance.
Recentemente finalizou o Mestrado em Guitarra Clássica no Conservatório Real de Haia na classe do professor Pavel Steidl.
Ao longo do seu percurso académico teve a oportunidade de participar em aulas com guitarristas de renome como Thomas Viloteau, Zoran Dukic, Roland Dyens, Ivan Ivanovi, Margarita Escarpa, Simone Iannarelli, Juan Almada, entre outros.
* Notícia actualizada com o percurso do artista.