Nos dias 19 e 20 de Maio, o Pavilhão Gimnodesportivo de Paredes recebe um Concerto Solidário a favor do Gonçalo, menino com quatro anos, de Paredes, que é portador de Síndrome de Moebius, um distúrbio neurológico extremamente raro.

Para realizar uma cirurgia no México, a família precisa de 115 mil euros. Até agora já foram angariados cerca de 109 mil euros e a família espera que esta iniciativa permita juntar o valor restante.

A doença que é considerada uma das 10 mais raras do mundo afecta o lado esquerdo do rosto do menino e causa-lhe dificuldades em falar, comer, beber e até sorrir.

“Esta síndrome não possui cura, mas, existe um tratamento (cirurgia), com uma taxa de sucesso de 90%, que é feita exclusivamente no México, que consiste na colocação de um nervo retirado da perna e colocado na face “adormecida” e que tem como objectivo proporcionar uma melhor qualidade de vida ao Gonçalo”, referem os pais do Gonçalo, Filipa Pinto e Sérgio Moreira.

Para angariar o dinheiro necessário tem sido realizadas várias iniciativas solidárias no concelho e na região, desde caminhadas, provas de automóveis, concertos, torneios de futsal e leilões de camisolas autografadas, entre outros.

“O Gonçalo efectuou já em Dezembro de 2017, uma das duas operações que necessita, sendo a segunda em Julho de 2018, e dos 115 mil euros necessários inicialmente apenas faltam angariar cerca de 6 mil euros”, resume a família.

 

Neste concerto solidário, que decorre no sábado, entre as 21h00 e as 23h00, e no domingo, entre as 16h00 e as 20h00, estarão artistas nacionais mas também locais como José Cid; Mário Mata; Eduardo Santana; Colégio São José de Bairros; José Figueiras; Nuno Norte; Ricardo Carriço; Claudisabel; João Grande (Táxi); David Antunes; Nuno Barroso; Vozes do Tâmega; Ricardo Cavalera; Fábio Gouveia; Ana Rita Arez; Grupo Sésamo e Código Musical.

Publicidade

O Concerto Solidário terá o custo de cinco euros para adultos e três euros para crianças.

Todas as verbas angariadas serão usadas no tratamento do menino. Pode comprar bilhetes ou fazer um donativo nesta página. Para saber mais pode seguir a página do Facebook “Um Sorriso Pelo Gonçalo“.