Já foi lançada a sexta edição do Portugal City Brand Ranking©, estudo da Bloom Consulting que avalia a performance de marca dos 308 municípios portugueses, nas áreas do Turismo, Negócios e Talento.
Mais uma vez os concelhos da região saem bem na fotografia, quer a nível nacional quer na região Norte, ficando entre os que mais se destacam para Viver, Visitar e Investir.
Penafiel é o município melhor colocado no ranking. O concelho mantém a 50.ª posição a nível nacional e é o 17.º na tabela do Norte. É ainda o que mais se afirma na vertente de Negócios.
Valongo, que está na segunda posição no panorama regional, na posição 55 do país e 19 da lista que elenca a região Norte, destaca-se nas vertentes de Visitar e Viver.
Lisboa lidera país e Porto o Norte
A nível nacional a tabela quase nem mexe. Lisboa mantém-se no topo e é o melhor município nas três vertentes em análise, “mostrando-se como a marca mais atractiva para investidores, turistas e talento nacional e estrangeiros”, refere o estudo.
Nos oito primeiros lugares os classificados mantiveram-se nas respectivas posições. Setúbal consegue protagonizar a única subida no Top 10, passando do 10.º para o 9.º lugar, graças ao desempenho no Turismo, diz a Bloom Consulting.
O top cinco nacional é composto por Lisboa, Porto, Cascais, Braga e Coimbra.
Já na tabela da Região Norte, Porto, Braga e Vila Nova de Gaia mantêm os três primeiros lugares no do ranking regional. Guimarães está em quarto lugar e Matosinhos em 5.º.
Elencando algumas subidas e descidas, o estudo realça a subida de “Póvoa do Varzim (+1), Vila Nova de Famalicão (+1), Santo Tirso (+1), Amarante (+1), Valongo (+1) e Gondomar (+2).
Olhando aos cinco concelhos da região, Penafiel continua a ser o que mantém as melhores posições a nível nacional e do Norte, assumindo-se como o melhor para Investir, Viver e Visitar do Tâmega e Sousa.
Em nota de imprensa, o presidente da Câmara Municipal de Penafiel congratula-se com os resultados. “Resultado desta distinção contribui muito o trabalho intenso de afirmação, nas mais diversas áreas da governação municipal. A título de exemplo, recentemente, foram assinados contratos de investimentos que vão permitir atrair mais de 12 milhões de euros de investimento privado e criar mais de 1.000 empregos, prioritariamente, para penafidelenses. A captação de investimento e a criação de emprego têm sido uma das prioridades da nossa governação municipal. Ainda em 2018 o município de Penafiel viu, pelo 3.º ano consecutivo, ser-lhe atribuído o galardão de Município Amigo das Famílias, com a palma de ouro. Uma distinção que reconhece as políticas sociais e de proximidade do nosso município, que tem sempre nos mais frágeis a sua principal prioridade. Um galardão que, no distrito do Porto e na nossa região do Tâmega e Sousa, só foi atribuído a Penafiel”, descreve Antonino de Sousa.
Penafiel é mesmo dos municípios da região o que mais se destaca na categoria de Negócios (posição 16), sendo o melhor colocado.
Em segundo lugar está Valongo, que subiu no ranking nacional e do Norte. O concelho é também o que demonstra melhor desempenho nas categorias Visitar (posição 21) e Viver (16).
No ranking surge, de seguida, o concelho de Paredes, em 67.º na tabela nacional e 25.º na do Norte. A sua melhor prestação é no indicador Viver.
Lousada subiu várias posições a nível nacional e do Norte, ultrapassando Paços de Ferreira. Está na 91.ª posição do país e na 32.ª do Norte. A categoria em que mais se destaca é Negócios.
Por fim, Paços de Ferreira está na posição 108 a nível nacional e 39 do Norte. Lugares de destaque num estudo que envolve os 308 municípios, sendo 86 do Norte. É nas vertentes de Negócios e Viver que o concelho se afirma.
Recorde-se que este ranking consiste na medição de resultados e impacto da marca de todos os 308 municípios portugueses nas áreas de Turismo (Visitar), Investimento e Exportações (Negócios) e Talento (Viver).
São cruzados vários dados como o crescimento empresarial, a taxa de ocupação hoteleira, a criação de novas empresas, o índice de criminalidade, o poder de compra, os serviços de saúde por habitante ou a oferta cultural, o desempenho online do município, entre outros.