Penafiel entra em 2020, ano em que se assinalam os 250 anos de elevação a cidade, com uma vasta programação cultural, em diferentes áreas e direccionada para diferentes públicos-alvo.
Já no dia 5 deste mês realiza-se um concerto de Ano Novo, protagonizado pela Orquestra do Norte, na Igreja da Misericórdia, com melodias de Johann Strauss Jr.. Os costumes musicais vienenses dominam o programa que evoca ainda Ludwig van Beethoven que também celebra em 2020, a par da cidade de Penafiel, o 250.º Aniversário do seu nascimento.
Nos dias 11 e 12, a freguesia da Figueira vai receber a encenação do Auto dos Reis Magos, uma iniciativa organizada pela Junta de Freguesia de Lagares e Figueira e pelo Grupo de Educação e Estudo da Natureza (G.E.N.O.M.A), com o apoio da Câmara Municipal de Penafiel que tem como objectivo recuperar as tradições da aldeia e envolver toda a comunidade.
Além da representação teatral da viagem dos três Reis Magos para visitar Jesus aquando do seu nascimento, vai também haver a habitual feira de artesanato e de produtos locais.
No dia 12 realiza-se tradicional “Encontro de Cantares de Janeiras”, evento que conta com 21 grupos e ranchos folclóricos inscritos que vão actuar no Pavilhão de Feiras e Exposições (16h) e noutros pontos da cidade, no edifício Tem-Tem, Bicha Serpe, Prédios da Praça e Praça do Município.
O cantar de Janeiras é uma tradição popular que tem o objectivo de dar as boas vindas ao novo ano com alegria e boa disposição.
Para os apaixonados pela sétima arte, nos dias 12, 13 e 14, o Cinemax em Penafiel vai acolher, mais uma vez, a Festa do Cinema Italiano com o ciclo de cinema documental “A Grande Arte no Cinema”, dedicado à arte mundial e aos seus protagonistas.
No âmbito do documentário, será exibido “O Museu do Prado”,filme que traduz-se na primeira viagem cinematográfica através das salas, histórias e emoções de um dos museus mais visitados no mundo, de cuja riqueza de mais de 8000 tesouros de arte é uma experiência fascinante, levando quase três milhões de visitantes a Madrid todos os anos.
No dia 17, a partir das 10h00, a Biblioteca Municipal de Penafiel acolhe a apresentação dos livros “Contos para pensar” e “Se eu fosse…” de Maria Luísa Santos. Mais tarde, às 21h00, está agendada a inauguração da exposição de pintura “A Vida Pelas Raízes, Retratos de Escritores” de Ana Loureiro, e ainda a apresentação do livro “ Angélica, Histórias do ser e do não ser” de Cidália Fernandes.
Já no dia 23, a Orquestra do Norte volta a Penafiel, realiza dois concertos pedagógicos na Escola EB 2/3 Secundária de Pinheiro e na EB 2/3 Penafiel Sudeste.
Além das actividades culturais, a programação dos 250 anos de elevação de Penafiel a cidade integra uma vasta programação desportiva, com o “Penafiel Winter Heroes – Convenção de Fitness” a decorrer nos dias 25 (das 10h00 à meia noite) e 26 (das 10h00 às 13h00), no Pavilhão de Feiras e Exposições de Penafiel.
Ao longo dos dois dias, os amantes de fitness vão poder participar em “master classes” de zumba, pilates, bodypump, bodyattack e maratona spinning e no crossfit, com duração de oito horas entre os atletas.
O evento, organizado pelo Ideal Korpus Health Club, com o apoio do município e da Junta de Freguesia de Penafiel, vai contar também com uma “Ideal Fight Night” de kickboxing, com workshops de fitness e de nutrição e com um “Fit Market” – feira de vestuário e de acessórios.
Refira-se que Penafiel, antes vila de Arrifana de Sousa, foi elevada a cidade pela mão de D. José I no dia 3 de Março de 1770, para que aqui se pudesse fixar a sede de um novo bispado que a política pombalina queria destacar do “território da poderosa mitra portuense”. Penafiel é, desta forma, uma das cidades mais antigas do país.