Os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) foram substituídos, ontem, por 24 Comandos Sub-Regionais de Emergência e Protecção Civil.
Já está assim em funcionamento o Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa, que fica localizado em Baião, na Casa de Chavães.
“Com a operacionalização das salas de operações que cobrem todo o território continental é concretizada uma nova reforma, e evolução, no sistema de protecção civil, que passa assim de uma estrutura distrital para um modelo sub-regional”, explica comunicado da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
“Esta mudança adapta a organização da ANEPC aos modelos de organização do território continental, nomeadamente às comunidades intermunicipais (CIM), e às áreas metropolitanas (AM), permitindo um sistema mais próximo dos cidadãos e da realidade territorial”, sustenta a mesma fonte.
Assim, a partir de hoje, para além da sede da ANEPC e do Comando Nacional de Emergência e Protecção, sediados em Carnaxide, e dos cinco Comandos Regionais de Emergência e Protecção Civil do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, criados em Dezembro de 2020 e sediados, respectivamente, em Vila Real, Viseu, Almeirim, Évora e Loulé, a ANEPC passa a contar com os 24 comandos sub-regionais.