O Comandante Operacional Distrital do Porto (CODIS), tenente coronel Carlos Rodrigues Alves, visitou hoje o Centro de Meios Aéreos do Distrito do Porto, sediado no Heliporto dos Bombeiros Voluntários de Baltar.
Segundo a autarquia, a visita foi acompanhada pelo vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Paredes, Elias Barros.
O encontro técnico, refere nota de imprensa, visou a verificação do dispositivo e o grau de prontidão para fazer face à época dos incêndios rurais 2020.
O Centro de Meios Aéreos em Baltar dispõe de um helicóptero médio com uma tripulação de dois pilotos, apoiados por oito operacionais de combate aos incêndios.
A Câmara adianta ainda que o meio aéreo tem capacidade para transportar 1.200 litros de água e que a equipa dos GIPS-GNR é composta por 26 elementos.
Na visita participaram ainda o director do heliporto, Paulo Cunha, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Baltar, José Alberto Sousa, o comandante dos Bombeiros de Baltar, António Ferreira, e o responsável operacional dos GIPS-GNR, sargento António Monteiro.