A Sociedade Columbófila de Lousada esteve em destaque a nível nacional, sendo detentora do pombo mais premiado em 2016 e 2017.
António Dias Martins e o filho Carlos Dias proprietários deste pombo que ganhou três anilhas de ouro por ter vencido o melhor pombo velocidade, melhor pombo meio fundo e melhor pombo geral. Em dois anos consecutivos, obtiveram diversas classificações que conferiram a distinção pela maior rapidez e que permitiram que o pombo obtivesse o 1.º lugar do distrito o Porto, refere nota de imprensa da Câmara Municipal de Lousada.
Após esta distinção o pombo foi ainda seleccionado para representar a selecção nacional, na 45.ª Exposição Nacional e na 1.ª Exposição Mediterrânica que decorreu entre os dias 19 e 21 de Janeiro, no Parque de Exposições de Tavira.
Com estas participações António Dias e Carlos Dias receberam os prémios relativos ao 3.º lugar Nacional de Velocidade Sport e o 3.º lugar Ibero Latino Americano e Mediterrânico. Este último prémio valeu a Medalha de Mérito Desportivo, entregue a António Dias pela Associação Columbófila do Distrito do Porto.
Recorde-se que, em 2015, a Sociedade Columbófila de Lousada foi agraciada com a Medalha de Prata de Mérito Municipal, pela Câmara Municipal de Lousada. A distinção foi atribuída pelos fins culturais, desportivos e recreativos, assinalando presença condigna nos vários concursos da modalidade, com vários dos seus associados a registarem resultados brilhantes nos campeonatos de velocidade, fundo e meio fundo, e no prémio da anilha de ouro.