O Clube Penafidelense de Automóveis Antigos inaugurou no sábado a sua sede e o Museu dos Automóveis Antigos de Penafiel.
Os dois edifícios ficam localizados no Parque da Cidade de Penafiel, sendo que o museu surgiu como uma forma de “juntar o útil ao agradável”, aproveitando o espaço que já existia de raiz e, ao lado, construir um edifício novo propositadamente para o museu. O presidente do clube, Adriano Campos, conta que “sempre foi um sonho desde a fundação do próprio clube” – que completa 16 anos em Agosto – ter uma sede própria.
A ideia do museu será ter exposições dinâmicas que se alteram de mês a mês e têm diferentes temáticas. O número de carros será sempre entre os seis e os 12, mas as exposições contarão também com peças de viaturas, motos e motorizadas antigas, cedidas por sócios, comerciantes, oficinas de restauro, amigos que emprestam e outras que são propriedade do clube.
Actualmente, a exposição do museu é sobre a marca Jaguar.
“A nossa ideia é não só utilizar o museu para exposição, mas também termos visitas, principalmente de escolas, com dinamização da prevenção rodoviária, histórias, tertúlias sobre o desporto automóvel, sobre o restauro automóvel. No fundo, não ser um museu estanque. Será um museu aberto à sociedade em todos os aspectos”, explica Adriano Campos.
O museu, que também pertence à Câmara Municipal de Penafiel, será aberto a visitas gratuitas, para já, mas ainda não está definido o horário de funcionamento.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de mais de 250 sócios e convidados, de acordo com a organização.
O Clube Penafidelense de Automóveis Antigos conta com à volta de 700 sócios que têm carros antigos, ou, então, que apenas alimentam o gosto por estas temáticas. O presidente garante que são “um dos maiores clubes do concelho de Penafiel e da região do Vale do Sousa”.
*Texto actualizado às 13h35 com mais informações sobre o museu.