O Clube de Basquetebol de Penafiel foi premiado com o galardão Ginástica Solidária, pela Federação de Ginástica de Portugal, na habitual gala, que se realizou em Lisboa e que juntou vários clubes, atletas e dirigentes ligados às diferentes modalidades da ginástica.
O prémio atribuído à delegação de Ginástica do Clube Basquetebol de Penafiel teve como objectivo premiar o trabalho que a secção tem vindo a realizar em prol do desporto adaptado.
Ao Verdadeiro Olhar, a dirigente da delegação de Ginástica do Clube Basquetebol de Penafiel, Teresa Quinta, mostrou-se orgulhosa pelo prémio conferido à secção e ao clube, salientando que o mesmo faz jus ao trabalho que a instituição tem vindo a realizar em prol da ginástica.
Teresa Quinta realçou que os três atletas que integram a secção de Ginástica do Clube de Basquetebol de Penafiel, num total de 100 crianças de vários concelhos da região, já tinham sido distinguidos noutras competições, tendo participado nos Jogos Olímpicos de Verão que decorreram em Los Angeles, nos Estados Unidos, e nos Jogos Europeus.
Falando desta distinção conferida pelo organismo máximo da Federação de Ginástica de Portugal, Teresa Quinta, realçou que, há três anos, a secção já tinha obtido também um prémio na mesma gala, sendo uma referência na região e integrando atletas de diferentes concelhos da região, como Paredes, Lousada, Marco de Canaveses entre outros.
Apesar dos vários prémios já obtidos, Teresa Quinta afirmou que a secção continua a lutar com imensas adversidades, não dispondo de um espaço com as condições necessárias para a prática da modalidade.
“Treinamos na cave do Parque de Feiras e Exposições de Penafiel, espaço que não dispõe das condições devidas para a prática desta modalidade”, disse, salientando que a planificação do espaço é, também, um problema acrescido.
Quando o Parque de Feiras e Exposições de Penafiel está ocupado, sobretudo no Verão, com a Agrival, a secção de Ginástica do Clube de Basquetebol de Penafiel muda bagagens para o pavilhão Fernanda Ribeiro.
Sobre as condições materiais em que decorrem os treinos, Teresa Quinta destacou, também, que o ideal seria a secção dispor de um ginásio fixo até para colocar determinados instrumentos que devido à falta de condições da cave do Parque de Feiras e Exposições não podem ser usados.
A dirigente enfatizou, também, que devido à falta de condições físicas, a secção de Ginástica e o clube estão impossibilitados de realizar provas e trazer para Penafiel eventos relacionados com esta disciplina.
“Vamos aguardar que com a candidatura de Penafiel a Cidade Europeia do Desporto e com este prémio que nos foi atribuído pela Federação de Ginástica de Portugal, possamos ter mais visibilidade e possamos ver concretizadas as nossas aspirações de ter um espaço fixo para os nossos atletas”, avançou.
Refira-se que recentemente a atleta da delegação de Ginástica do Clube de Basquetebol de Penafiel, Mariana Ribeiro, na categoria kids, obteve o terceiro lugar no torneio internacional de Gaia e a colega Mafalda Ferreira ficou em 5° lugar. Já a atleta Irene Teixeira, na categoria sénior, obteve o quarto lugar.