O projecto “Clínica APIC” do Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) foi o grande vencedor da 8.ª edição do Prémio Healthcare Excellence 2021, atribuído pela Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH).

Trata-se de uma unidade de admissão centralizada de doentes para cirurgia convencional programada que, segundo comunicado da APAH, se distinguiu por trazer benefícios para “a segurança do doente”, uma “menor taxa de complicações” e uma “menor probabilidade de risco de infecções”.

A Clínica APIC funciona desde Setembro de 2020 e tem como “objectivo melhorar todo o processo de admissão pré-internamento cirúrgico”. A sua implementação permitiu “diminuir o tempo médio de internamento cirúrgico, bem como reduzir a taxa de ocupação hospitalar”, além de permitir um melhor planeamento da estadia hospitalar antes da intervenção cirúrgica”, diz a mesma fonte. Há uma “maior humanização dos cuidados e a possibilidade de fornecer acompanhamento em todo o processo” e “uma maior satisfação dos doentes e profissionais de saúde envolvidos”. “A tudo isto acrescem ainda os benefícios para a segurança do doente, uma redução da taxa de complicações e uma menor probabilidade de risco de infecções”, diz comunicado.

O projecto conquistou um premio de cinco mil euros e o júri destacou que pode ser facilmente replicado noutros locais. Tem “um grande grau de aplicabilidade” no Serviço Nacional de Saúde, podendo ser implementado em diferentes instituições hospitalares com “apenas uma reorganização de serviços”, explicaram.

A Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares (APAH) é a organização com maior representatividade dos profissionais com funções de administração e gestão na área da saúde em Portugal. Em parceria com a biofarmacêutica AbbVie, distingue anualmente projectos que promovem a melhoria do acesso, qualidade, segurança, eficiência e resultados dos cuidados de saúde prestados aos utentes.

* Notícia actualizada com mais informação.