Podem ser, brancos, vermelhos, amarelos, pretos ou verdes. Têm várias cores e são de muitas marcas e de anos que nos transportam ao passado. Vão sair das garagens com destino traçado até ao ao Parque Urbano de Paços de Ferreira, onde vão participar na ‘Automobília’, uma iniciativa do Automóvel Clube (ACPF) local, marcada para o próximo fim-de-semana, dias 19 e 20 de Março, e que pretende dar a conhecer estas preciosidades. O encontro vai servir para “trocar experiências” entre coleccionadores, permitindo ainda aos visitantes olharem, tocarem, sentirem e admirarem estas relíquias.
Para este evento, que junta apaixonados pelos veículos clássicos e desportivos, são esperados “mais de uma centena e meia de automóveis”, referiu o presidente do ACPF, em entrevista ao Verdadeiro Olhar.
Aliás, este tipo de evento costuma ser um sucesso e a prová-lo está a concentração que, todos os terceiros domingos de cada mês, sobe ao palco de Paços de Ferreira e que na última edição “contou com a participação de 141 automóveis”. Assistiu-se ao desfile de verdadeiras preciosidades, “oriundas de vários pontos do país”, congratulou-se o dirigente.
Por isso, para este evento anual, a expectativa “é grande”, considerou Manuel Machado. É que além do espectáculo visual que uma exposição destas representa, há também a considerar a estética, a luz e o som que saem destes carros.
A concentração das relíquias acontece domingo, das 10h00 às 19h00. Mas sábado, é a vez dos apreciadores de peças e artigos para clássicos poderem visitar o Mercado Municipal, onde vão estar 32 stands. Aqui, das 15h00 às 22h00, também “não vão faltar todo o tipo de velharias”, adiantou Manuel Machado.
Assim, o amor e a devoção aos automóveis podem ser vistos e sentidos numa capital que, sábado e domingo, passa a ser a do carro antigo.