Tem 30 quilómetros de extensão e conta com baloiços e tronos romanos que permitem ao visitante “descansar e apreciar a paisagem”. O Circuito de Contemplação de Valongo é inaugurado este sábado.
Pelo caminho há pontos de registo fotográfico, com três baloiços (Monte Alto/Sanatório, Santa Justa/Campo de Tiro, Quintarei /Marco Geodésico) e três tronos romanos (Miradouro de Santa Justa, Vale da Tranquilidade e Alto de Pias).
A Câmara de Valongo explica que as vistas permitem ver o Porto, Vila Nova de Gaia, Maia e Matosinhos (para o lado da costa) e ainda vales e serras (para o interior).
O investimento ultrapassou os 40 mil euros e incluiu além dos baloiços e tronos “a produção e colocação de sinalética específica, com levantamento e mapeamento do percurso geral, bem como dos acessos rápidos”. “O Trono do Miradouro na Santa Justa foi equipado com rampas para ser acessível a pessoas em cadeira de rodas”, refere a autarquia.
A mesma fonte salienta que Valongo tem já uma rede de equipamentos de lazer e desporto ao ar livre, que inclui os Centros de BTT, de Trail Running, de Percursos Equestres e de Escalada e também os Centros de Marcha e Corrida de Valongo e de Ermesinde, estando ainda prevista a Escadaria Cuca Macuca, na Serra de Santa Justa.