Cinco pessoas morreram na sequência de acidentes rodoviários entre as 00h00 do dia 29 de dezembro e as 23h59 do dia 1 de janeiro, Os dados provisórios são da GNR que, em comunicado, evelou ainda que, no âmbito da operação ‘Natal e Ano Novo 2023/2024’, se registaram 14 feridos graves e 155 leves, num total de 671 acidentes.
As vítimas mortais são quatro homens, com idades entre os 24 e os 76 anos, e uma mulher com 47 anos.
Ainda segundo a mesma nota, foram fiscalizados cerca de 35 mil condutores, sendo que 692 conduziam com excesso de álcool. 245 foram detidos por conduzirem com uma taxa de álcool no sangue igual ou superior a 1,2 g/l e 103 pessoas por conduzirem sem habilitação legal.
A GNR realça que “irá continuar a priorizar a fiscalização” a várias infrações, entre as quais a condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópicas, excesso de velocidade, utilização indevida do telemóvel, utilização correta do cinto de segurança e do SRC, falta de inspeção periódica obrigatória, falta de seguro de responsabilidade civil obrigatório e incorreta execução de manobras de ultrapassagem, de mudança de direção e de cedência de passagem.