Cinco dos oito detidos pela investigação da GNR de Penafiel que permitiu desmantelar uma rede de tráfico de droga que abastecia a região ficaram em prisão preventiva depois de terem sido presentes ao Tribunal do Marco de Canaveses. Segundo a GNR, foram encaminhados ao Estabelecimento Prisional de Custóias.
Os outros três detidos ficaram obrigados a apresentações semanais no posto policial da área de residência.
Recorde-se que os detidos têm entre os 20 e os 50 anos. Foram detidos por tráfico de droga no âmbito de uma investigação que teve a duração de cerca de um ano e meio.
“A GNR desencadeou uma investigação a um suspeito que fornecia produto estupefaciente a vários consumidores nas localidades de Penafiel, Lousada, Paredes, Vila Meã e Alpendorada. Durante a investigação apuraram que aquele suspeito pertencia a uma rede de tráfico de estupefacientes, chegando à identificação e detenção de oito homens, que não exercem qualquer atcividade profissional, fazendo modo de vida com este tipo de crime”, explicava a GNR.
A droga era vendida junto de vários estabelecimentos de ensino e de alguns apeadeiros de estações ferroviárias, que causavam elevado alarme social devido à grande concentração de toxicodependentes naqueles locais.
Com a realização de 11 buscas domiciliárias e 11 a veículos a GNR apreendeu 4184 doses de haxixe; 443 doses de cocaína; 332 doses de liamba; 15 telemóveis; oito veículos; cinco computadores portáteis; três facas de corte; três PlayStation e 19 mil euros em numerário.
Três dos detidos já tinham antecedentes criminais pela prática deste tipo de crime.