Cinco detidos por burlas com MBWAY no valor de meio milhão de euros

Buscas domiciliárias foram realizadas em Vila Nova de Gaia, Porto, Maia e Penafiel

0

Três homens e duas mulheres foram detidos pela Polícia de Segurança Pública por 85 crimes de burla informática qualificada e branqueamento de capitais através da aplicação MBWAY. Em causa estão prejuízos de meio milhão de euros. As buscas domiciliárias passaram por Vila Nova de Gaia, Porto, Maia e Penafiel.

Segundo a PSP, a operação foi desenvolvida pela Divisão de Investigação Criminal sob a direcção do DIAP de Vila Nova de Gaia.

Esta manhã, pelas 7h00, foram realizadas seis buscas domiciliárias que, além das detenções dos três homens e duas mulheres com idades compreendidas entre os 23 e os 46 anos de idade, permitiram a apreensão de nove mil euros, nove telemóveis, um computador e um tablet, estupefacientes e diversas peças de vestuário.

“Os suspeitos em questão encontram-se indiciados pela prática de mais de 85 acções criminosas, sendo que de modo abusivo e fraudulento, desde meados do ano de 2019, acediam às contas dos lesados, mormente através da aplicação MBWAY, retirando diversas quantias monetárias”, descreve a PSP em comunicado. Os prejuízos causados são na ordem dos 500 mil euros.

Os detidos vão ser presentes junto das Autoridades Judiciárias para aplicação de medidas de coação.