A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vai estar presente na FITUR – Feira Internacional de Turismo 2018, considerada “uma das principais feiras internacionais do sector turístico”, sustenta a entidade.
Esta será a segunda vez que o território se vai promover neste certame. A edição deste ano realiza-se entre os dias 17 e 21 de Janeiro, em Madrid, Espanha.
“À semelhança do ano passado, o espaço expositivo da CIM do Tâmega e Sousa estará inserido no stand da Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal, numa estratégia de promoção integrada da região”, explica nota de imprensa. “Na FITUR 2018 será dada especial ênfase ao produto turístico estratégico Gastronomia e Vinhos, entendido enquanto património, cultura e tradição. O programa de animação será, por isso, constituído por diversas acções de showcooking, degustação de produtos regionais e provas comentadas de Vinho Verde”, refere a mesma fonte.
A CIM do Tâmega e Sousa salienta que o vinho verde é distintivo da região, sendo que o Tâmega e Sousa integra cinco das nove sub-regiões que compõem a Região dos Vinhos Verdes: sub-região de Amarante, sub-região de Baião, sub-região de Basto, sub-região de Paiva e sub-região do Sousa. “Um mapa vitivinícola que faz do Tâmega e Sousa o maior produtor e exportador da região dos Vinhos Verdes, sendo responsável pela produção de cerca de 50% deste néctar único no mundo”, sustenta a entidade.
De acordo com a CIM, a FITUR 2017 bateu recordes de participação, o que mostra a “importância desta feira no contexto turístico internacional”. Contou com 9.893 expositores, provenientes de 165 países/regiões; 135.838 participantes profissionais, o que representa um aumento de cerca de 19% em relação a 2016; 109.134 visitantes não profissionais; e com 7.542 jornalistas.