A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa vai apresentar, na próxima terça-feira, o Plano de Acção de Mobilidade Urbana Sustentável do Tâmega e Sousa.

Trata-se de uma estratégia elaborada em conjunto com os 11 municípios que integram esta comunidade intermunicipal que prevê a intervenção na área da mobilidade e dos transportes, “visando a promoção de um ambiente urbano mais saudável, eficiente e sustentável, uma adequada mobilidade das populações, uma maior inclusão social e a melhoria da qualidade de vida da população”.

Parte das acções a executar, refere a CIM, acontecerão durante o período de vigência do programa Portugal 2020 (2014-2020).

Esta terça-feira, dia 16, a partir das 9h45, no Hotel INATEL, em Entre-os-Rios, Penafiel, a CIM do Tâmega e Sousa vai promover um seminário subordinado à temática dos transportes e da mobilidade sustentável, dando a conhecer os desafios e oportunidades existentes nesta sub-região.

Estarão presentes especialistas do IMT – Instituto da Mobilidade e dos Transportes, da AMT – Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, da ANTROP – Associação Nacional de Transportadores Rodoviários de Pesados de Passageiros, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Universidade do Porto, da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico do Porto, entre outros.

Além do plano, serão debatidos temas como o planeamento, a gestão, a mobilidade e acessibilidade sustentáveis e a descentralização da concessão de transportes.

A inscrição no seminário é gratuita, mas obrigatória e limitada aos lugares existentes.