A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) vai receber, no próximo dia 9 de Maio, a acção de formação “Plano de Acção para a Vigilância e Controlo da Vespa Velutina em Portugal”, no Auditório Municipal de Baião.
Entre as 10h00 e as 14h00, o objectivo é dar a conhecer o plano de acção, nomeadamente, “através da capacitação para uma melhor distinção da espécie, da uniformização de procedimentos a adoptar pelos municípios, esclarecendo e debatendo as melhores soluções de intervenção, e do reporte dos avistamentos e da destruição dos ninhos à Plataforma SOS Vespa”, segundo informou a CIM em comunicado. Será ainda apresentado o Manual de Boas Práticas de Destruição de Ninhos de Vespa Velutina.
A acção, coordenada pela DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária, é direccionada a técnicos da Administração Central e Local, nomeadamente técnicos florestais e dos serviços municipais de protecção civil, técnicos de organizações de apicultores, de caça e de produtores florestais, elementos do SEPNA/GNR, incluindo operadores da linha SOS Ambiente, bombeiros, guardas florestais, vigilantes da natureza e sapadores florestais, entre outros interessados no tema.
A participação é gratuita, mas sujeita a inscrição até 3 de maio, através do e-mail formacao.especializada@nulldgav.pt.
Em 2017, foram capturados cerca de 4700 ninhos, segundo dados dos municípios da CIM presentes no comunicado. O controlo e destruição destes ninhos é da responsabilidade das Câmaras Municipais.