Cientista de Lordelo premiada com bolsa de investigação de 1,5 milhões de euros

Cecília Leal é professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, nos Estados Unidos da América. Este ano já recebeu o National Science Foundation CAREER Award e agora foi uma das premiadas do NIH New Innovator award que distingue os cientistas mais promissores

0

Cecília LealA paredense Cecília Leal recebeu mais um prémio pelo seu trabalho como investigadora nos Estados Unidos da América. A professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois, Urbana-Champaign, é uma das distinguidas com o National Institutes of Health Director’s New Innovator Award 2016, que reconhece o trabalho dos cientistas mais promissores do país.

Com esta distinção, a natural de Lordelo recebe um prémio de 1,5 milhões de euros, que será entregue ao longo de cinco anos, para uma nova investigação na área da nanotecnologia e biomedicina.

Cecília Leal é licenciada em Química pela Universidade de Coimbra, tem um doutoramento realizado na Suécia e um pós-doutoramento na Califórnia. É professora assistente do departamento de Ciência e Engenharia de Materiais da Universidade de Illinois desde 2012, onde dirige o seu próprio laboratório de investigação.

Em Fevereiro, a cientista recebeu o National Science Foundation CAREER Award, que lhe deu fundos para continuar a investigação e reforçar a equipa com mais equipamento.