A Rota do Românico vai realizar um ciclo de três exposições que celebra a relação material e simbólica entre a vinha e a paisagem cultural e humana dos vales do Sousa, Douro e Tâmega.
“De 13 de Maio deste ano a meados do próximo, viveremos uma trindade de eventos que nos levarão a ‘Ver do Bago’, como deve ser: devagar e com todos os cinco sentidos; numa viagem por um notável tríptico de lugares inesquecíveis, em Baião primeiro, em Penafiel a seguir e chegando, já em 2022, a Lousada”, refere nota de imprensa.
A primeira, em Baião, chama-se “Ver do Bago nos Mosteiros” e é inaugurada na próxima semana.
Em Penafiel o tema será “Ver do Bago nos Santos” e o local da mostra é a Igreja de Santo António dos Capuchos. Já em Lousada, o acolhimento da exposição será no Centro de Interpretação do Românico, sendo o tema “Ver do Bago no Sangue”.
O projecto “Ver do Bago” é co-financiado pelos municípios que integram a Rota do Românico e pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, no âmbito da operação “O Vinho, a Arte e os Homens”. Conta com o apoio da Diocese do Porto, da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes, da Direcção Regional de Cultura do Norte, do Turismo do Porto e Norte de Portugal, entre outras entidades.