A “primeira Clássica Ribeiro da Silva”, prova de ciclismo de sub-23, vai sair de Paredes e percorrer todo o município. A decisão foi formalizada hoje, num protocolo firmado entre a Câmara Municipal e a Federação Portuguesa de Ciclismo (FPC).
A prova, marcada para o dia 8 de Agosto, tem partida em Paredes, sendo que a chegada está marcada para a freguesia de Lordelo, junto à estátua de homenagem a Ribeiro da Silva, o ciclista que dá nome a esta prova e que é considerado como um dos melhores corredores portugueses de todos os tempos.
Recorde-se que o ciclista nasceu em Lordelo e venceu a Volta a Portugal em 1955 e 1957. Do palmarés de Ribeiro da Silva consta ainda um “quatro lugar final, na Volta a Espanha, que decorreu em 1957, Nesse mesmo ano, “brilhou nas montanhas da Volta a França”, como destacou, hoje na cerimónia, o presidente da FPC.
Ribeiro da Silva morreu um ano depois, em 1958, de acidente de viação.
A clássica vai percorrer “todo o concelho de Paredes”, explicou a edilidade, que enalteceu o facto de esta iniciativa ter como “fonte de inspiração” o ciclista.
A realização da Clássica Ribeiro da Silva 2021, conta também com o apoio da Associação de Ciclismo do Porto.
Paralelamente a iniciativa, a Câmara Municipal de Paredes, pela mão do autarca Alexandre Almeida, e a federação, através do presidente Delmino Pereira, assinaram também um protocolo de colaboração.