Rui Vinhas é o grande vencedor da 78.ª Volta a Portugal em Bicicleta que terminou este domingo, em Lisboa. Há cinco anos que o vencedor da maior competição do ciclismo nacional não tinha nacionalidade portuguesa.
O atleta de Sobrado, que integra a equipa W52-FC Porto, roubou o “tri” ao colega Gustavo Veloso, que venceu a prova nos últimos dois anos. Gustavo Veloso foi, ainda assim o vencedor da 10.ª etapa.
Camisola Amarela desde a terceira etapa, Rui Vinhas terminou a prova com uma diferença de 1’31’’ sobre Veloso, sagrando-se Rei da Volta. Daniel Silva (Rádio Popular-Boavista) fechou o pódio da Volta 2016 a 2’49’’.
“A certa altura não acreditava nas indicações de tempo que me chegavam do carro. O meu pensamento foi dar o máximo. Vim sempre no limite e cheguei sem forças nenhumas”, disse o vencedor da 78.ª Volta a Portugal, citado pela organização. O atleta não deixou de agradecer ao colega de equipa. “Tenho de agradecer ao Gustavo Veloso que foi um bom ponto de referência para mim. Tentou resguardar-me ao máximo, não é qualquer líder que está a altura de ter esta atitude”, afirmou.
O corredor da W52-FC Porto, que venceu a prova por equipas, é o terceiro português a vencer a prova neste século. Em 2003, o Rei da Volta foi Nuno Ribeiro, actual director desportivo da equipa do FC Porto; e, em 2011, foi Ricardo Mestre o grande vencedor.
O presidente da Câmara Municipal de Valongo, José Manuel Ribeiro, já veio felicitar os sobradenses Rui Vinhas (Camisola Amarela) e Nuno Ribeiro (Director Desportivo) pelas conquistas.
“Na próxima reunião pública da Câmara Municipal de Valongo, que se realiza no dia 1 de Setembro, em Ermesinde, o autarca vai propor a atribuição da Medalha Municipal de Valor Desportivo a Rui Vinhas, por se ter distinguido na conquista da 78.ª edição da Volta a Portugal”, sustenta a autarquia. “É um orgulho enorme constatar que, mais uma vez, a conquista da Volta a Portugal em Bicicleta fica associada ao concelho de Valongo que tanto ama o ciclismo nas suas diversas modalidades”, salienta José Manuel Ribeiro.
Rui Vinhas é o quarto valonguense natural da Vila de Sobrado a alcançar o primeiro lugar da Volta a Portugal em Bicicleta, depois de Fernando Moreira, em 1948, de Joaquim Leão, em 1964, e de Nuno Ribeiro, em 2003.
Rui Vinhas, natural de Sobrado, tem 29 anos. Teve o primeiro contacto com o ciclismo aos 9 anos de idade. Em 2006, passou a integrar a equipa de sub-23 da União Ciclista do Sobrado e foi aí que cresceu e deu o salto para o escalão Elite.
Com 24 anos, passou a competir pela equipa de Paredes LA Alumínios-Antarte. Ainda esteve dois anos no Louletano até voltar, em 2015, para vestir as cores da W52-Quinta da Lixa.