O ciclista de Penafiel Francisco Campos, que corre pela AP Hotels & Resorts-Tavira-SC Farense, venceu a Clássica da Primavera, na Póvoa de Varzim, assumindo a dianteira na Taça de Portugal de Elite.
A corrida poveira, que contabiliza a 27.ª edição, manteve o percurso que tem sido comum nos últimos anos, incluindo sete passagens pelo Monte de S. Félix, numa prova com 145 quilómetros de extensão.
Assistiu-se a uma clássica com várias movimentações, o que contribuiu para uma média final muito elevada. Foi, no entanto, a derradeira subida ao monte da freguesia de Laúndos que fez a seleção final, deixando nas pernas de um grupo restrito a luta pela vitória, revela a Federação Portuguesa de Ciclismo, em comunicado.
Francisco Campos, único sprinter a conseguir lugar nos oito que discutiram o triunfo, levou a melhor sobre a concorrência, cortando a meta com 3h29m04s (média de 41,610 km/h). Luís Gomes (Kelly-Simoldes-UDO) e Fábio Costa (ABTF Betão-Feirense) completaram o pódio.
Nas redes sociais, Francisco Campos revla que esta prova se traduziu numa “montanha russa de emoções”. “A primeira parte da corrida foi bastante atribulada, com duas avarias mecânicas e uma queda, mas, na derradeira subida ao Monte S. Félix, conseguiu “passar com os mais fortes e discutir a vitória final”.
O melhor sub-23 foi Duarte Domingues (Sabgal-Anicolor), 15.º da classificação absoluta. Emanuel Duarte (Credibom-LA Alumínios-Marcos Car) ganhou a classificação da montanha, Frederico Figueiredo (Sabgal-Anicolor) foi o primeiro nas metas volantes e a Sabgal-Anicolor impôs-se por equipas. Os galegos dos Aluminios Cortizo foram os primeiros entre as equipas de clube.
A Taça de Portugal de Elite continua já no próximo sábado, data da Clássica de Santo Thyrso, segunda prova pontuável.